GriPy

GriPy, acrônimo para Geofísica de Reservatório Interativa em Python, como explicitamente indicado, é um aplicativo escrito em linguagem Python e bibliotecas especialistas, projetado especialmente para a execução de estudos de caracterização e modelagem petrofísica probabilística com integração de dados e informações de rocha-perfil-sísmica.
O início de seu desenvolvimento ocorreu em 2013, através de um projeto patrocinado pela PETROBRAS com recursos da cláusula de P&D da Agência Nacional de Petróleo (ANP). O amadurecimento da consolidação da arquitetura do software foi seguido da proposta aprovada pela PETROBRAS de distribuição livre dos módulos básicos do GriPy na modalidade de código aberto (open source), com possibilidade de construção de módulos específicos na forma de plugins com acesso aberto ou restrito.
O software ainda está em estágio precoce de desenvolvimento com poucas funcionalidades para uso prático, sendo disponibilizado apenas para servir como uma plataforma de desenvolvimento de novas funcionalidades e fluxos de trabalho. O objetivo é que em breve teremos todas as funcionalidades básicas, incluindo a manipulação de arquivos (leitura e escrita), visualização (plotagem de perfis, crossplots, etc), edição de perfis, cálculo convencional de propriedades petrofísicas, modelagem sísmica em poços e análises de dados petrofísicos em testemunhos.
O desenvolvimento do software é conduzido por pesquisadores do Grupo de Inferência de Reservatório/ GIR,  na Universidade Estadual do Norte Fluminense /UENF.

Requisitos (para Windows e Linux):

Python 3.6 (ou maior)

NumPy 1.17.2 (ou maior)

Matplotlib 3.1.1 (ou maior)

SciPy 1.2.1 (não pode ser maior)

Scikit-learn 0.21.3 (ou maior)

PyMC 3.6 (ou maior)

wxPython 4.0.0 (ou maior)

*

Uma boa ferramenta para a utilização do software, embora não seja a única, é o Anaconda, pois conta com todas as bibliotecas necessárias (exceto a versão wxPython), assim como com um ambiente de desenvolvimento completo.