O Grupo
Trata-se de um grupo de pesquisa que se dedica ao desenvolvimento de metodologias para análise integrada de dados geológicos, geofísicos e de engenharia de reservatório. Atualmente, as pesquisas estão voltadas a estudos de geofísica de reservatório e física de rochas.
Desenvolvendo, implementando e aplicando metodologias de:
➡ Inversão sísmica para estimativa de propriedades elásticas do meio.
➡ Caracterização e monitoramento de reservatórios, através da determinação de propriedades físicas do meio poroso (porosidade, litologia, saturação e pressão) a partir de atributos sísmicos obtidos da inversão sísmica.
Objetivos
O objetivo principal da pesquisa é fornecer os subsídios e informações para uma gestão otimizada do reservatório. Para alcançá-lo as atividades de desenvolvimento buscam promover a uniformização conceitual e metodológica com a engenharia de reservatório. Os trabalhos de pesquisa e estudos de casos reais englobam, principalmente, as seguintes áreas:
➡ Inferência estatística/geoestatística – principal metodologia para promover a integração de múltiplos conjuntos de dados e informações, sendo utilizada no desenvolvimento de formulações específicas para a inferência de propriedades de reservatório.