O Grupo

Trata-se de um grupo de pesquisa que se dedica ao desenvolvimento de metodologias para análise integrada de dados geológicos, geofísicos e de engenharia de reservatório. Atualmente, as pesquisas estão voltadas a estudos de geofísica de reservatório e física de rochas.

Desenvolvendo, implementando e aplicando metodologias de:

  • ➡ Inversão sísmica para estimativa de propriedades elásticas do meio.

  • ➡ Caracterização e monitoramento de reservatórios, através da determinação de propriedades físicas do meio poroso (porosidade, litologia, saturação e pressão) a partir de atributos sísmicos obtidos da inversão sísmica.

Objetivos

O objetivo principal da pesquisa é fornecer os subsídios e informações para uma gestão otimizada do reservatório. Para alcançá-lo as atividades de desenvolvimento buscam promover a uniformização conceitual e metodológica com a engenharia de reservatório. Os trabalhos de pesquisa e estudos de casos reais englobam, principalmente, as seguintes áreas:

  • ➡ Inferência estatística/geoestatística – principal metodologia para promover a integração de múltiplos conjuntos de dados e informações, sendo utilizada no desenvolvimento de formulações específicas para a inferência de propriedades de reservatório.