GIR-S2S – Reservoir Simulation to Seismic Modeling

/

/

O pacote GIR-S2S (simtoseis) prevê funcionalidades computacionais para a modelagem sísmica a partir dos resultados da simulação de reservatório, possibilitando a avaliação do sinal sísmico calculado em diferentes estágios e cenários de produção. É fruto do projeto intitulado “Desenvolvimento de fluxos de trabalho e metodologias para processamento e interpretação quantitativa de dados sísmicos 3D e 4D”, patrocinado pela PETROBRAS.

Todo escrito em Python, o pacote conta com quatro módulos principais e diversas funções auxiliares com as funcionalidades necessárias para o fluxo completo simtoseis. Buscamos seguir as melhores práticas de programação e incorporar as vantagens da linguagem Python, incluindo boa portabilidade, ampla base de suporte e disponibilidade de bibliotecas avançadas de machine learning. Os módulos principais são:

⦁             ExtractSeismicProperty: ferramenta para conversão das propriedades elásticas provenientes da inversão sísmica para o domínio do grid de simulação para serem utilizadas como inputs na modelagem petroelástica.

⦁             PetroElasticModeling: compreende ferramentas para modelagem petroelástica com substituição de fluido e pressão para o cálculo das propriedades elásticas em diversos estágios ou cenários de simulação a serem considerados. Para a estimativa das propriedades dos fluidos, o software contempla dois métodos: o tradicional proposto por Batzle and Wang (1992) e um novo método proposto por Carvalho and Moraes (2020), desenvolvido no GIR.

⦁             ExtractReservoirProperty: ferramenta para conversão das propriedades do domínio do grid de simulação para a amostragem da sísmica através de métodos de machine learning e geometria computacional.

⦁             SeismicModeling: ferramentas para a realização de modelagens sísmicas sintéticas através dos métodos: convolução 1D com o dado em tempo ou utilizando o dado em profundidade através do método da refletividade (Müller, 1985), este mais especializado.

Com sua versão 1.0 já lançada, os códigos, tutoriais e requisitos para instalação estão disponibilizados no Github somente para nossos parceiros e colaboradores por enquanto. O software se encontra em versão beta ainda restrita, com backlog incluindo ampliação da usabilidade e melhora da eficiência computacional.